23/06/2015 - O Tempo
Pensando nos usuários do metrô de Belo Horizonte que necessitam do serviço até mais tarde, o vereador Joel Moreira (PTC) defende projeto de ampliação do horário de funcionamento do sistema na capital. No texto, o parlamentar propõe que os trens circulem até meia-noite – e não até as 23h, como ocorre atualmente.
"Muitos estudantes me procuraram reclamando que o metrô daqui fecha muito cedo. Então apresentei projeto para que o horário fosse estendido", destaca. De acordo com o parlamentar, o aumento de uma hora no expediente não afetaria na manutenção dos trens e demais componentes do metrô. "A manutenção, feita de 0h às 5h40, não seria afetada. Poderíamos atender até 10% a mais do público que atendemos hoje, que é de aproximadamente 200 mil passageiros", ressalta. "Isso garantiria muito mais qualidade de vida para trabalhadores e estudantes", completa.
De acordo com o vereador o projeto foi apresentado em 2013, já passou pelas comissões e aguarda votação em plenário. Ele alega que o texto é legal, porque regulamenta serviço que, apesar de ser executado por órgão federal, é praticado no município.
Ainda segundo Moreira, em audiência pública de 2014, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – responsável pelo serviço – teria se comprometido a analisar a proposta, mas nenhum estudo foi apresentado. A reportagem tentou entrar em contato com a companhia durante toda a tarde desta segunda, mas não foi atendida.
Usuários. "Às vezes tenho que sair mais tarde do trabalho e não consigo pegar o metrô", afirma o representante comercial Bruno Castro, 35. Ele conta que, quando isso acontece, precisa usar dois ônibus.
"Aprovo demais esse novo horário de meia-noite. Seria ideal para mim e muitos outros que dependem do serviço", afirma o representante comercial.
Fonte: O Tempo
Publicada em:: 23/06/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário