Antecedentes
Em dezembro de 1895, inauguração do ramal férreo de bitola estreita da Estrada de Ferro Central do Brasil entre Belo Horizonte e General Carneiro, povoado do município de Sabará, facilitando o transporte de materiais para a construção da nova capital do estado.. Foram entregues as estações Central e General Carneiro. Em 1902, no mesmo trecho, foram abertas as estações de Marzagão, atual Carvalho de Brito onde havia uma fábrica de tecidos, e Caetano Furquim, junto à hidrelétrica de mesmo nome. Posteriormente foram abertas as estações Freitas, Cardoso e Arrudas.
Em 1898, a Estrada de Ferro Oeste de Minas, primeira ferrovia com sede no próprio estado, entrou em processo de falênica. Em 1903 foi encampada pelo governo federal.
Em 30 de outubro de 1909, a Estrada de Ferro Central do Brasil inaugura o serviço de trem de subúrbio entre Bello Horizonte e Sabará.
Em 1910, a Estrada de Ferro Central do Brasil inicia a construção do ramal do Paraopeba para facilitar a ligação de Bello Horionte com o Rio de Janeiro, em função da precariedade do traçado e diferença de bitola do ramal férreo aberto em 1895 entre General Carneiro e Bello Horizonte. O novo ramal foi aberto ao tráfego em 1917, eliminando a necessidade de baldeação em Conselheiro Lafaiete. O novo ramal do Paraopeba passou a contar com as estações Gameleira, Ferrugem e Calafate.
Em 1910, a Estrada de Ferro Oeste de Minas, depois renomeada para Rede Mineira de Viação, inaugura o trecho Bello Horizonte - Betim. Em 1912 foi entregue o trecho posterior até Pará de Minas.
Em 1911, na linha da Estrada de Ferro Oeste de Minas - EFOM, inauguração das estações Gameleira e Bernardo Monteiro, sendo construídas entre as duas estações as paradas Belarmino e Seminário.
Viação férrea no entorno de Belo Horizonte em 1916
Em 1917, foram entregueas as estações Gameleira, Jatobá e Barreiros do novo ramal de bitola larga da Estrada de Ferro Central do Brasil. Em 1920 foi inaugurada a estação Calafate da Estrada de Ferro Oeste de Minas.
Entre 1940 e 1960, a população de Belo Horizonte passou de 211 mil para 683 mil habitantes, com crescimento expressivo principalmente da periferia.
Na década de 1950 o serviço de trem de subúrbio contava com 17 estações e 21 paradas, com as seguintes linhas:
Betim - Rio Acima, 91 km
Betim - Raposos, 71 km
Betim - Belo Horizonte, 38 km
Belo Horizonte - Raposos, 33 km
Belo Horizonte - Rio Acima, 53 km
Barreiro - Horto, 20 km
Barreiro - Belo Horizonte, 15 km
Eletrificação
Em 1957, foi inaugurado o serviço de trem de subúrbio como locomotivas a diesel entre o Matadouro e o Barreiro. Diantes dos cálculos otimistas que projetavam para o ano de 1966 o transporte de 80 mil passageiros/dia, foi lançado o projeto de eletrificação das linhas.
O projeto previa a implantação de 27 km de linhas entre o Barreiro e o Matadouro, com 7 estações, numa primeira etapa, sendo estendido até o bairro de Santa Luzia, prevendo-se também um ramal para Sabará e Raposos, partindo do Horto.
O primeiro trecho eletrificado foi inaugurado em 1959, ligando o Matadouro, no bairro São Paulo, ao Barreiro, com bitola de 1,60 m em faixa de domínio isolada, permitindo melhor desempenho operacional
Havia também o serviço de trens suburbanos a diesel para Betim e Rio Acima, localidades da Região Metropolitana.
O serviço de trens elétricos entre o Horto e o Matadouro, operado pela RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A), foi suspenso em 1969.
Trem elétrico na Avenida do Contorno na Lagoinha na década de 1960, na passagem de nível da rua antiga rua Berilo. A ponte em primeiro plano foi construída em 1940 na altura da rua do Acre.
Estação Ferrugem, hoje desativada, antiga parada do trem de subúrbio do Barreiro
Foto @estev4m/Esp. EM
Novo Trem Metropolitano
No final da década de 1970, o GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes) elaborou o projeto de modernização da travessia ferroviária em Belo Horizonte, abrangendo o transporte de passageiros e carga. O plano previa uma via totalmente segregada para o transporte de passageiros entre Betim e São Gabriel, com um ramal para o Barreiro a partir de Calafate.
As obras de construção do trem metropolitano foram iniciadas em 1981. O primeiro trecho foi entregue agosto de 1986, com 10,8 Km de extensão e 6 estações entre Eldorado e Lagoinha.
A falta de respaldo político e a não definição de novas fontes de investimentos contribuíram para que os recursos do Governo Federal destinados ao metrô de Belo Horizonte cessassem e, em 1987, as frentes de serviço foram praticamente desmobilizadas, operando parcialmente nesta época apenas o trecho Eldorado - Central, com 12,5 km de extensão, 7 estações e uma frota de apenas 5 trens.
Em julho de 1981, a RFFSA cria a Divisão Especial do Metropolitano de Belo Horizonte - DEMETRÔ, transformado em agosto de 1982 no Consórcio do Metropolitano de Belo Horizonte, após convênio firmado entre a EBTU e a Rede Ferroviária Federal S.A.
Em 1984, o serviço de trem suburbano a diesel transportava precariamente cerca de 200 mil passageiros/mês, contra 58 milhões/mês dos ônibus. O projeto de modernização do trem metropolitano deveria ser implantado em 3 etapas:
1ª - Eldorado - Central, 14 Km
2ª - Central - São Paulo, 22 Km
Calafate - Barreiro
3ª - Eldorado - Betim, 23 Km
Em 22 de fevereiro de 1984, através do Decreto nº 89.396, foi criada a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), subsidiária da RFFSA. Em janeiro de 1985, o sistema de trem metropolitano de Belo Horizonte passou a ser gerido pela CBTU.
Em janeiro de 1985, foi reduzida a grade horária do trem suburbano a diesel em operação, enquanto eram preparadas as primeiras viagens experimentais do metrô.
Em 6 de março de 1985, logo após a chegada da primeira composição, foi iniciada a a operação experimental do trem metropolitano, com passeios gratuitos dominicais as estações Lagoinha e Carlos Prates. Em novembro de 1985 as viagens experimentais foram ampliadas para o trecho Lagoinha-Gameleira.
Entre agosto e outubro de 1985, foram entregues mais duas composições e 4 carros cada.
Inauguração
O trem metropolitano de Belo Horizonte entrou em operação comercial em primeiro de agosto de 1985, no trecho entre as estações do Eldorado e Lagoinha, com 10,8 km de extensão, 6 estações e 3 trens de 4 carros.
Em 19 de março de 1987, ampliação do horário comercial do trem metropolitano, passando a circular aos sábados até às 17 horas.
Em primeiro de abril de 1987, inauguração da estação Central do trem metropolitano, totalizando 12,5 km de linhas duplas, 7 estações e 5 TUE's.
No dia primeiro de abril de 1987, extinção do serviço de trem de subúrbio Betim - Central, restando a linha Belo Horizonte - Raposos em operação.
Em primeiro de abril de 1987, inicia-se a integração trem metropolitano-ônibus na estação Eldorado.
O Demetro em junho de 1987
Demanda 25 mil passageiros/dia
Passageiros (1986) 2,2 milhões
% Demanda Integrada 10%
Rede 13,5 km
Estações 7
Linhas de ônibus integradas 5
Terminais 3
Frequencia hora de pico 15 minutos
Tarifa (Cz$) 3,50
Fonte: Comissão de Circulação e Urbanismo da ANTP. Relatórios Técnicos dos Metrôs e Trens Metropolitanos. Relatórios Técnicos do VI Congresso Nacional de Transportes. 1987.
Em julho de 1987, chegada de mais um trem, totalizando quatro composições.
No dia primeiro de agosto de 1987, início da primeira fase da integração do trem metropolitano de Belo Horizonte, com 15 linhas de ônibus.
Em agosto de 1987, entrega da quinta composição.
Em primeiro de dezembro de 1987, inauguração do terminal rodoviário da estação Eldorado do trem metropolitano.
Em 1987, paralisação das obras de expansão.
Em junho de 1988, início da operação da terceira fase de linhas de ônibus integradas ao Trem Metropolitano, com mais 16 linhas totalizando 38 linhas integradas.
Em setembro de 1988, assinatura do contrato, com a construtora Mendes Junior, para construção de dois viadutos, marcando a retomada das obras de implantação do trecho Central - Santa Inês, com 6,5 km de exensão.
Em 1988, desativação do serviço de trem surburbano entre o Horto e o Barreiro.
Em janeiro de 1989, implantação do passe livre para maiores de 65 anos.
Em 1990, acentuou-se o processo de desaceleração das obras, iniciado em 1989, várias frentes foram paralisadas e outras prosseguem em ritmo lento.
Somente em 1991, mediante um apoio suprapartidário no Congresso Nacional foi possível alocar recursos no Orçamento da União e retomar as obras de implantação do projeto. As obras foram retomadas no ano seguinte.
Em 1991, em função da nova dinâmica de ocupação urbana da Região Metropolitana, foi postergado o prolongamento da linha até o Betim, dando prioriadade à expansão norte até o bairro de Venda Nova.
Em 1992, com a retomada das obras foram entregues 2,6 Km de novas linhas e as estações Santa Efigênia e Horto Florestal. O sistema passou a contar com 14,5 Km de extensão.
Em 1992, prosseguiam os estudos de transferir o trem metropolitano da CBTU para o governo estadual, após acordo firmado em 1991. Em 3 de agosto de 1993, entra em vigor a Lei nº 8.693, dispondo sobre a descentralização dos serviços de trens urbanos da união para os estados e municípios.
Em 1993, o Trem nº 5 acidentado, foi recuperado.
Em primeiro de dezembro de 1993, foi inaugurada a estação Santa Tereza e foram abertas 5 lojas na estação Horto Florestal.
Em 1994, ampliação da frota operacional em 2 novos TUE's. Em setembro chega o sexto trem e em dezembro o sétimo.
Em 10 de março de 1994, o controle acionário da CBTU é transferido da RFFSA à união, passando a CBTU a ser vinculada diretamente ao Ministério dos Transportes.
Em 16 de dezembro de 1994, inauguração da estação Santa Inês.
Em abril de 1995, entrega do túnel de Santa Inês. Em maio, inauguração da estação Santa Inês.
Em junho de 1995, assinatura de Convênio para Estadualização do sistema, com Governo do Estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte.
Em 1995, entrega de mais 5 TUE's, totalizando 12 TUE's, de um total de 25 encomendados.
Atvidades da CBTU/BH em 1995
- Desenvolvimento de estudo e Relatório de Impacto Ambiental para implantação do trecho São Paulo - Vilharinho.
- Desenvolvimento de estudos técnicos e econômicos, além de projeto funcional, para extensão até Venda Nova.
- Construção de 3,2 km de infra-estrutura (via permanente) no trecho Santa Inês - São Paulo.
Em 1996, encontra-se em fase final a elaboração do projeto de obras civis referentes à expansão do trecho São Gabriel - Vila Norte.
Em 1996, entrega de 3 novos TUE's, se juntando aos 12 trens existentes.
Em 1996, desativação do serviço de trem de subúrbio a diesel entre a estação do Horto Florestal e Rio Acima .
Em 30 de abril de 1997, inauguração das estações Minas Shoppine e José Cândido da Silveira.
Em 1997, conclusão dos estudos relativos aos impactos sobre o meio ambiente do prolongamento até Via Norte.
Em 1997, início das obras de construção do trecho São Gabriel - Via Norte.
Em 25 de julho de 1997, a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais edita a Lei número 12.590 / 97, que autoriza a criação da empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte, na qual o Estado de Minas Gerais será o acionista majoritário, com 55% das ações.
Em 1998, início da construção do túnel de Heliópolis e Primeiro de Maio e das estações Vila Oeste, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Via Norte.
Também foi iniciada a construção da Linha 2 (ramal do Barreiro), cujo projeto previa a implantação de 10,9 km de via dupla eletrificada entre Calafate e Barreiro, com 7 estações e a aquisição de mais 12 TUE's. O trecho deveria ser entregue em 2005. As obras foram paralisadas em 2004,
Em 1998, a demanda diária de passageiros aumentou 10 mil passageiros.
Em março de 1998, o Pátio São Manuel entra em operação.
Em 14 de julho de 1998, mediante a Lei nº 3.087, a Prefeitura de Contagem foi autorizada a subscrever 10% do capital social da empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte, criada em 1997.
Em setembro de 1998, foi inaugurado o edifício-sede do Trem Metropolitano.
Em agosto de 1999, foi concluída a elaboração do Plano Diretor de Transporte sobre trilho.
Em 24 de novembro de 1999, mediante a Lei nº 7.885, a Prefeitura de Belo Horizonte foi autorizada, através da BHTRANS, a subscrever 35% do capital social da empresa Trem Metropolitano de Belo Horizonte, criada em 1997.
Em 2000, a região metropolitana de Belo Horizonte contava com 4.350.284 habitantes.
Em dezembro de 2000, início da instalação do sistema de bilhetagem automática.
Encontram-se em obras a expansão da estação Minas Shopping até a estação de Via Norte, com 6,6 km de extensão, além do ramal do Barreiro com 10,5 km de extensão, entre Calafate e o Barreiro.
Em abril de 2000, entrega do décimo-sexto trem.
Conclusão das obras civis das Estações São Gabriel, 1º de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho.
Repartição Modal das Viagens na RMBH (%) - 2000
66 Ônibus
25 Autos / Táxi
04 Trem Metropolitano
05 Outros
Em 2001, conclusão da implantação do sistema de bilhetagem automática.
Em fevereiro de 2001, constituição a empresa pública estadual Trem Metropolitano de Belo Horizonte - Metrominas, para administrar o sistema de trens urbanos da região metropolitana de Belo Horizonte, após a transferência para o Governo do Estado.
Em agosto de 2001, conclusão do terminal de integração rodo-ferroviário em São Gabriel.
No dia 8 de setembro de 2001, início da operação do sistema de bilhetagem eletrônica nas 14 estações do trem metropolitano.
Em novembro, chegada de mais 9 trens totalizando a frota de 25 TUE´s
Em 5 de janeiro de 2002, inauguração da estação São Gabriel. Em 2 de fevereiro de 2002 foi entregue o terminal de integração da estação, no lado leste. O terminal do lado oeste foi aberto em dezembro de 2003.
Início da operação parcial de 4 estações em 2002 (a):
2002/04/00 Primeiro de Maio
2002/07/19 Waldomiro Lobo
2002/07/19 Floramar
2002/09/00 Vilarinho
(a) Com circulação de trens efetuada parcialmente por uma única via.
Em 2002, o Trem Metropolitano, com 23.3 Km de extensão, 14 estações e 15 trens, transportava diariamente cerca de 100 mil passageiros.
Em 2003, a unidade regional do Trem Metropolitano, de nome fantasia DEMETRÔ passou a ser denominada METRÔ-BH.
Em 2004, o sistema conta com 29 km de linha dupla, 19 estações, 2 terminais de integração com ônibus e 25 trens, transportando cerca 105 mil passageiros/dia.
Em junho de 2004, o consórcio internacional Enerconsult/Arcadis foi o vencedor da licitação para a elaboração do Projeto Básico de engenharia das linhas 2 (Barreiro–Hospitais) e 3 (Pampulha-Savassi).
Em novembro de 2004, inauguração do setor ônibus da estação Lagoinha.
O sistema em 2004
Extensão Total: 28,2 km
Número de Estações: 19
Trens Elétricos (TUE's): 25
Intervalo Mínimo: 7,5 minutos
Média Passageiros/dia: 105 mil
Fonte: Site CBTU junho/2005
Em março de 2005 o Demetro contava com 25 trens , de fabricação franco-brasileira, produzidos entre 1985 e 2001, sendo 23 trens operantes e 2 inativos. Cada trem é composto de 4 carros.
Em 2005 é elaborado o projeto civil da Linha 3, no trecho entre a Savassi e a Pampulha.
Em 24 de outubro de 2005, início dos testes da bilhetagem eletrônica, com cartão inteligente, nas 19 estações do trem metropolitano.
Em 7 de dezembro de 2005, início da operação plena do trecho entre São Gabriel e Vilarinho, que vinha operando com uma só via em operação carrossel, com trens com intervalo de 25 minutos, devido a falta de sinalização.
Em 7 de dezembro de 2005, início da operação da bilhetagem eletrônica com o cartão BH Bus.
O sistema contava com 19 estações, transportando cerca de 110 mil passageiros/dia, sendo 30 mil passageiros integrados com 70 linhas de ônibus. Em dezembro de 2005 a demanda aumenta para cerca de 121 mil passageiros/dia.
Plano de Expansão
Em primeiro de fevereiro de 2006, início da construção do terminal de integração de Vilarinho, com previsão de entrega para dezembro do mesmo ano.
Em 22 de fevereiro de 2006, a tarifa do trem metropolitano foi reajustada de R$ 1,20 para R$ 1,65.
Em março de 2006, previsão de entrega de passagem subterrânea entre a estação Central e o novo terminal BHBus na rua Aarão Reis.
Em agosto de 2006, a demanda bate recorde de 137 mil usuário/dia.
Conclusão da revitalização da estação Eldorado, no município de Contagem, a de maior movimento do trem metropolitano, que teve a plataforma central reformada para a integração com os ônibus, além da ampliação de áreas cobertas para circulação de pedestres, entre outras melhorias.
Em 2007, previsão de construção de centro comercial junto à estação de Vilarinho.
Em 8 de agosto de 2008, com 162.224 passageiros/dia, o metrô bate o recorde do número de passageiros transportados num dia, durante os 22 anos de operação.
Em 2009, o sistema com 28,2 km de extensão e 28 estações, transporta 43,8 milhões de passageiros.
Em 18 de janeiro de 2010, a CBTU anuncia para o primeiro trimestre de 2010 o lançamento do edital para compra de 10 novos trens. A primeira Audiência Pública foi realizada no dia 15 de janeiro, quando o sistema operava com falta de trens gerando superlotação.
Em dezembro de 2010, o trem urbano de Belo Horizonte contava com 28,2 km de extensão, 19 estações operacionais, 25 trens unidades elétricos, com 4 carros cada, transportando diariamente 137 mil passageiros, operando com intervalo mínimo de 5,5 minutos.
O sistema em abril de 2017
Extensão: 28,1 Km
Passageiros/dia: 202, 1 mil
Número de estações: 19
TUE´s: 35
Intervalo mínimo: 4 minutos
Pessoal: 1.144
Municípios atendidos: 2
Em 22 de dezembro de 2022, o Grupo Comporte Participações S.A. do Grupo Constantino arremata a concessão do Trem Urbano de Belo Horizonte por R$ 25,75 milhões, para um período de 30 anos.
Em 4 de setembro de 2023, a assessoria do Metrô de BH anuncia que as obras de implantação da Linha 2 deveriam ser iniciadas em abril de 2024 e entregues em 2027. A linha 2 teria 10,5 km e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.
Em 15 de setembro de 2023, entra em operação o novo sistema de bilhetagem digital, possibilitando a compra de passagens por cartão de crédito, débito e pix.
Plano de Expansão
Abertura das estações do Trem Metropolitano:
01/08/1986 Eldorado
00/08/1986 Cidade Industrial
00/04/2000 Vila Oeste
00/02/1986 Gameleira
10/03/1986 Calafate
01/07/1986 Carlos Prates
01/08/1986 Lagoinha
00/04/1987 Central
30/04/1992 Santa Efigênia
00/12/1992 Santa Tereza
14/12/1992 Horto Florestal
00/05/1995 Santa Inês
30/04/1997 José Cândido da Silveira
30/04/1997 Minas Shopping
05/01/2002 São Gabriel
00/04/2002 Primeiro de Maio
19/07/2002 Waldomiro Lobo
19/07/2002 Fioramar
00/09/2002 Vilarinho
Inauguração das antigas estações da Central do Brasil
00/00/1895 Central
00/00/1895 General Carneiro
00/00/1912 Capitão Eduardo
00/00/1914 Arrudas (Santa Efigênia)
00/00/1916 Carlos Prates
00/00/1917 Gameleira
00/00/1917 Jatobá
00/00/1917 Barreiros
00/00/1925 Horto Florestal
00/00/1957 Cidade Industrial
00/00/1957 Matadouro
Inauguração das antigas estações da Estrada de Ferro Oeste de Minas
00/00/1911 Gameleira
00/00/1911 Bernardo Monteiro
Belarmino
Seminário
Passageiros/dia dos trens de subúrbio
1978 13.300
1979 13.100
1980 16.500
1981 17.800
REFERÊNCIAS:
Informe Especial. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 18 setembro 1982. p.13.
BARBOSA, Wellington. Metrô no Barreiro deve ficar pronto em 2027. Estado de Minas. 04 setembro 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário