17/06/2025 - Diário do Comércio
Por Ana Luisa Sales
Um dos novos trens foi mostrado por Romeu Zema (Novo) nas redes sociais nesta terça-feira (17)

Zema em trem de metrô produzido na China
Foto: Reprodução Redes Sociais
O metrô de Belo Horizonte vai ganhar uma nova frota, composta por 24 trens, com previsão de início das operações no primeiro semestre de 2026. As informações são da concessionária Metrô BH, confirmadas nesta terça-feira (17) após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicar nas redes sociais uma foto dentro de um dos novos trens que serão incorporados ao metrô da Capital.
De acordo com a concessionária, cada novo modelo possui quatro carros, com monitores digitais, janelas e espaço interno ampliado. Os trens serão incorporados tanto à Linha 1 do metrô da capital mineira quanto à Linha 2 — que ainda será construída.
Atualmente, a frota do metrô de Belo Horizonte é composta por 35 trens: 25 deles começaram a operar na década de 1980, e dez, em 2015. A previsão da Metrô BH é que os modelos mais antigos sejam substituídos pelos novos.
A publicação de Zema ocorre enquanto o governador está em viagem a Pequim, na China, onde os novos trens estão sendo produzidos pela empresa CRRC. Cerca de R$ 3,2 bilhões foram investidos pelos governos federal e estadual nas obras de reforma da Linha 1 e na construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte.