quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Marcio Lacerda quer criação de comissão para agilizar expansão e modernização

Em Reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, prefeito da capital mineira solicitou a criação de uma comissão com representantes do Município, do Estado e da União para que o processo ganhe agilidade. Divulgação de licitação depende também de uma revisão dos projetos e a disponibilização de recursos

03/02/2015 - Estado de Minas

Beto Magalhães/EM/D. A. Press
Beto Magalhães/EM/D. A. Press
Projeto prevê a expansão da atual Linha 1 (Eldorado/Vilarinho) até o bairro Novo Eldorado, em Contagem

O processo de modernização e ampliação do metrô de Belo Horizonte pode, finalmente, ganhar corpo. O prefeito Marcio Lacerda participou nesta segunda-feira de uma reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, onde o principal assunto do encontro foi a expansão deste modelo de transporte público. Na ocasião, o prefeito solicitou a criação de uma comissão com representantes do Município, do Estado e da União para que o processo ganhe agilidade.

De acordo com o prefeito, a reunião teve o intuito de apresentar para a nova composição do Governo Federal o histórico do metrô de Belo Horizonte. "Sugeri que o mais rápido possível houvesse um grupo técnico representando os governos federal, estadual e municipal, trabalhando na revisão dos projetos e definição do modelo de edital. É preciso resolver a questão da transferência da linha 1 para a Metrominas. É um assunto trabalhoso, delicado e, assim que os recursos estiverem disponíveis, esta licitação será colocada no mercado", explicou.

A expansão do metrô de Belo Horizonte conta com duas fases. A primeira delas está dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Grandes Cidades, formalizado em abril de 2012. O projeto prevê a expansão da atual Linha 1 (Eldorado/Vilarinho) no sentido oeste. A linha irá se estender até o bairro Novo Eldorado, em Contagem. Serão conectadas também duas novas linhas: a Linha 2, que será construída entre as estações Calafate e Gameleira e irá em direção à região do Barreiro, e a Linha 3, que partirá da Estação Lagoinha em direção à Savassi, passando pela Praça Sete.

Os projetos de engenharia desta primeira fase já estão concluídos e aguardam avaliação da Caixa Econômica Federal, que é o agente federal operador do PAC. Além disso, a Prefeitura e o Governo Estadual, por meio da Metrominas negociam com o Governo Federal o Convênio de Delegação/Descentralização, que repassará para a empresa estadual a responsabilidade sobre o Sistema de Metrô de BH, que hoje é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa do Governo Federal, ligada ao Ministério das Cidades. Resolvidas essas questões, a Prefeitura poderá lançar a licitação das obras.

Já a segunda fase está inserida no Pacto da Mobilidade, formalizado em junho de 2014. Nesta etapa estão previstas a construção de dois trechos subterrâneos: um partindo do Calafate em direção ao Santa Tereza, com 7 quilômetros de extensão e um outro, que vai da Savassi (Linha 3 acima) em direção ao Belvedere, com 6 quilômetros de extensão. A Prefeitura aguarda assinatura de termo de compromisso entre a Metrominas e o Ministério das Cidades para o repasse dos recursos federais que permitirá a contratação dos respectivos projetos de engenharia.

Educação

No mesmo dia, o prefeito também se encontrou com o ministro da Educação, Cid Gomes. Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Sueli Baliza, Marcio apresentou os resultados positivos conquistados na área e projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino, como a Escola Integrada e as Parcerias Público-Privadas (PPPs) firmadas para a construção de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis). Hoje, mais de 100 unidades já estão em funcionamento na cidade.

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